Combate

Baseado no currículo do Wing Chun tradicional que por si só trata-se de um estilo de Kung-Fu extremamente eficiente em combates reais, o treinamento tático e combativo para defesa pessoal da FDT contém o melhor dos métodos tradicionais. Utilizamos metodologia de ensino moderna e adição do uso e defesa contra armas e luta de chão.

Nível 0: Todo iniciante começa aqui, onde receberá treinamento físico apropriado para desenvolver força explosiva, agilidade e resistência necessária para o combate. Também desenvolverá seus instintos de auto-preservação e noções gerais de combate corpo-a-copro. É ainda no Nível 0 que são plantadas as sementes da auto-confiança e de um emocional equilibrado.

Duração Média: 12 aulas com 2 horas de duração cada.

Nível 1: A partir do Nível 1 o treinamento físico é individualizado para focar nas necessidades de cada aluno. Aqui o aluno terá seu primeiro contato com o Siu Lim Tao, que é a forma básica do kung-fu Wing Chun. Esta forma visa desenvolver força dinâmica, alinhamento ósseo apropriado e a proteção da linha central. Aprenderá na prática os métodos para lidar com os tipos de ataque mais comuns. O aluno se habituará ao combate e participará de lutas em todas as aulas.

Nível 2: O aluno completará o Siu Lim Tao e terá conhecimento de todos os seus movimentos e as aplicações práticas destes em combates reais. O aluno será introduzido à treinos intensivos contra golpes específicos, como fluir através de sequências de golpes, distâncias de combate e posições. O currículo focará em combates duas vezes mais que o Nível 1.

Nível 3: Aqui será o primeiro contato do aluno com o Chum Kiu, a forma intermediária do kung-fu Wing Chun. Este grau terá foco na movimentação, no uso desta para transferir potência aos golpes, e métodos para atravessar e destruir a guarda do adversário. São introduzidas técnicas avançadas para ataque e defesa, adicionando o uso dos cotovelos no arsenal do praticante. O aluno começa a desenvolver reação baseada no contato com o oponente ao invés de depender dos olhos.

Nível 4: O aluno completará o aprendizado do Chum Kiu, e adicionará o uso de chutes e joelhadas em seus métodos de ataque e defesa, além de vastos métodos e estratégias de combate usando todo o corpo. Neste estágio o o aluno será introduzido ao uso da faca em situações reais de combate, bem como os métodos de enfrentar e desarmar um oponente armado com faca.

Nível 5: O intensivo de combate da FDT, onde todos os conceitos aprendidos anteriormente serão colocados em prática exaustivamente. Com teoria zero, este nível possui duração aproximada de 52 aulas de puro treinamento prático contendo horas de prática das formas, combate livre, combate contra vários oponentes, luta com facas, treinamento com olhos vendados, treinamento contra oponentes armados com faca e bastão, luta de chão, entre outras disciplinas. Ao completar este estágio o praticante estará apto a se defender contra as mais variadas ameaças.

Nível 6: O aluno aprenderá a forma avançada do Wing Chun, Biu Jee. Aprenderá a aplicação prática de todos os seus movimentos, que são os mais contundentes do estilo. As técnicas deste grau devem ser praticadas com cuidado pois possuem alto potencial de causar danos permanentes ao adversário ou até mesmo a morte. O aluno adicionará à sua rotina de treinamento físico um treinamento específico para fortalecimento dos músculos e tendões necessários para execução das técnicas deste grau.

Nível 7: Aqui será introduzido o treinamento utilizando o Muk Jong, o boneco de madeira do Wing Chun. Através da prática deste grau, o praticante se condicionará a causar o máximo de resultado sem precisar enfrentar a força do oponente. Cada técnica será praticada com precisão milimétrica para que durante o combate, isso se reflita em precisão e potência. O praticante também deverá se tornar mestre no uso de uma arma à sua escolha.

Nível 8: Este nível é dedicado ao uso do bastão longo do Wing Chun, bem como aprenderá o método Luk Dim Boon Kwan, o bastão das seis técnicas e meia. A prática deste nível desenvolverá ainda mais profundamente a potência das técnicas já estudadas, tornando o praticante uma arma viva.

Nível 9: O último nível do currículo é dedicado ao aprendizado das Pa Chan To, os facões tradicionais do estilo Wing Chun.

Nível 10: São admitidos ao Nível 10 apenas os praticantes que completaram todo o aprendizado com perfeição. Aqui ele é reconhecido como um praticante avançado, torna-se isento de arcar com sua mensalidade, e seu treinamento consiste em desenvolver-se em todos os âmbitos afim de superar por completo o seu Instrutor, para apenas então considerar o Nível 10 concluído.

Quando e onde são as aulas?

Qual o valor da mensalidade?

Quais as roupas e equipamentos sugeridos?

O que é necessário para começar?