Força de vontade é mais que uma expressão

Força de vontade é um termo muito usado hoje em dia. Você tem que ter força de vontade para ir atrás dos seus sonhos, você deve possui-la para perseguir o sucesso. Mas o que significa força de vontade?.

Muitas vezes a força de vontade da pessoa se confunde com o “fogo de palha”, aquele impulso que a pessoa tem, de fazer algo, que logo se esvai. Várias pessoas começam um projeto com toda disposição, elas estão animadas e não veem a hora do sucesso. Mais depois do terceiro dia ou da terceira semana percebem que ainda não atingiram o sucesso e que para consegui-lo terá que percorrer ainda um longo caminho. Nesse momento parece que sua força de vontade é feita de açúcar.

 

Força de vontade não é um epifania. Ela não se desperta de forma milagrosa e simplesmente sua vontade se torna inabalável. Ela é testada no momento que você nasce e esse teste se intensifica no decorrer da vida.

Fazer sua vontade é mais difícil do que se deixar levar pelos caprichos da vida. Se impor e fazer o que você se dispôs a fazer gera desafios. Sendo que à medida que o sucesso se aproxima o desafio se torna ainda maior, parecer aumentar exponencialmente com o decorrer do caminho. A chegada não é mais fácil que o primeiro passo. Isso não é uma forma de desanimo e sim mais um teste da sua força de vontade, porque se ela quebrar, por saber do caminho tortuoso que passará, ela é feita de açúcar, senão ela se tornará cada vez mais forte.

A força de vontade é uma expressão que só é compreendida quando colocada à prova, na prática. Quando você trabalha o dia inteiro e tem que estudar a noite, quando você está cansando e mesmo assim treina, quando todo mundo fala, “eu não consigo” e você ao menos tenta e se sua força de vontade for forte suficiente provavelmente conseguirá.

Portanto, você vai errar, você vai fraquejar, você vai cair, mas o que vai fazer você acertar, o que vai te fazer continuar e o que vai te fazer levantar é sua força de vontade. Se você não quebrar, se você enfrentar esses testes de cabeça erguida, ela vai te guiar para onde você quiser.

E que assim seja feita sua força (de vontade).

Acerca de Ighor Rodrigues de Carvalho