Mudança de Hábito

 

loop-do-habitoAprendizado, Convicção, Determinação, Ação, Esforço. Existem muitas formas descritas em livros para se obter o sucesso, mas nenhuma delas supera nosso próprio jeito de encarar nossos desafios, superando-os e atingindo o sucesso da nossa maneira. Mas então por que ler os livros que abordam esse assunto? Lemos esses livros porque precisamos de um guia, uma receita pronta para depois colocarmos nosso próprio tempero. Nunca colocando aquilo que lemos como verdade absoluta.

Recentemente me deparei com uma forma de mudarmos nossos hábitos, para adquirir algo, não há nada melhor que ter o hábito de fazer coisas que aproximem você do seu objetivo. Exemplificando seria como você quisesse um corpo malhado e tem o hábito de frequentar a academia todos os dias, não é algo que você pense, você simplesmente faz, é quase algo inconsciente.

O primeiro passo para mudar o hábito é o aprendizado, procurar aprender sobre aquele hábito, exemplo, uma pessoa que deseja parar de fumar o primeiro passo para ela parar de fumar é estar consciente dos efeitos nocivos do cigarro. Mas apenas o aprendizado não é suficiente ela precisa ter convicção que é aquilo que ela realmente quer, estar certa que o que está aprendendo é uma verdade e que o fato de mudar vai trazer benefícios para ela. Depois que ela aprendeu e está convicta que aquilo é o que ela quer, ela tem que ter determinação para manter aquele entusiasmo, sendo realista que vai enfrentar dificuldades. Após ela ter aprendido, estar convicta e determinada ela tem que colocar em prática, agir, seguir o caminho que a levará a concluir o objetivo sendo então por último esforçada.

A mudança de um hábito está longe ser uma coisa fácil, muitos hábitos estão tão enraizados no nosso ser que abrir mão deles gera um medo de perder nossa personalidade. Às vezes mesmo cientes que precisamos mudar, persistimos em um caminho que nos traz prejuízos e que o medo nos impede de mudarmos. Nesse caso o aprendizado é fundamental para pessoa, quanto mais consciente ela estiver do que está passando, mais ela vai ter oportunidade de mudar. Às vezes esse conhecimento não pode ser aprendido nos livros e cabe à pessoa procurar um profissional. E muitas outras vezes o que falta é o primeiro passo.

Acerca de Ighor Rodrigues de Carvalho