Yoga

A palavra Yoga quer dizer “união”: Integração de todas as facetas da consciência individual e desta com a consciência universal. Apesar de muitos pensarem no Yoga apenas como exercícios físicos – as posturas ou asanas que ganharam popularidade nas décadas recentes – estes são apenas os aspectos mais superficiais desta ciência exploratória dos infinitos potenciais do corpo e mente humanos.

Há diversos caminhos no Yoga que conduzem a este objetivo, cada um sendo uma especialização do método principal.

Hatha Yoga – União através da coragem: Esta é a parte mais visível e conhecida do Yoga. Um sistema de asanas – posturas corporais – cujo propósito é promover a saúde e dar ao praticante consciência e controle de seu físico e processos internos para que o corpo não mais seja um obstáculo, mas uma ferramenta no caminho do auto-conhecimento e da auto-realização.

Karma Yoga – União através do trabalho: Agir sem ânsia de resultado e com unicidade de todas as partes de seu ser nos atos pequenos ou grandes.

Mantra Yoga – União através da fala: Interferir no fluxo normal dos pensamentos através da repetição de certas fórmulas, palavras ou sons.

Bhakti Yoga – União através do amor: Entrega e devoção através da qual alguém se esforça pela realização e compreensão de uma meta e da natureza divina presente nela.

Jnana Yoga – União através do conhecimento: Aplicação das funções discriminativas do intelecto.

Raja Yoga – União através da vontade: Conhecimento, compreensão de propósito e realização da “missão de vida” resultante da somatória de todos os fatores inerentes a cada indivíduo naquela coordenada particular do tempo e espaço onde ele se encontra.

Quais os benefícios do Yoga?

Quando e onde são as aulas?

Quem tem direito a gratuidade?

Quanto custa a mensalidade?

Existe algum outro custo?

Quais as roupas e equipamentos sugeridos?

O que é necessário para começar?